Estimulação Cognitiva


Se constitui em atividades interventivas que propõe a potencializar as habilidades cognitivas, mediante a uma estimulação sistemática e continuada em situações práticas que requerem o uso de:



  • Pensamento;
  • Raciocínio Lógico;
  • Atenção;
  • Memória;
  • Linguagem;
  • Planejamento; 

O objetivo geral deste tipo de estimulação é minimizar as dificuldades dos pacientes, a partir de estratégias compensatórias, para que possam fazer uso de recursos intelectuais presentes de maneira consistente. Podem ser realizadas atividades grupais ou individuais. 

Durante as atividades são utilizadas técnicas que resgatam memória antiga, explora-se alternativas de aprendizado, promovem associação de ideias, exigem raciocínio e atenção dirigida, favorecem planejamento com sequenciamento em etapas e antecipação de resultados e consequências, proporcionam treino de funções motoras e oferecem controle comportamental relacionado aos impulsos e reações.

Pode ser praticada em tarefas variadas como: jogos, desafios mentais, treinos específicos, construções, reflexões e resgate de histórias. Pode-se afirmar que o bom funcionamento desses aspectos influenciam diretamente nas características pessoais e implicam em ganhos emocionais das pessoas acometidas por problemas de cunho neuropsicológico. 

O principal objetivo da Estimulação Cognitiva deve pautar-se na 
melhoria da qualidade de vida do paciente que se utiliza desse trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Venha curtir dia 04/04  nesta quinta-feira, às 20hs! Música ao vivo ao som de Jorginho Dominguez!