Bate-Papo na Maturidade


Descobrir-se através do outro

A melhor idade chega nesta fase com diversas inquietudes declaradas em sua fala, além de incertezas corriqueiras sob como acontecerá este caminho.  Alguns retratam que seu ciclo de amizade vem diminuindo em função de muitos amigos já não estarem mais presentes fisicamente, e outros que a família não possui muito tempo com eles. Entretanto, alguns afirmam que se sentem felizes por estarem vivendo este novo ciclo, porém este sentimento não é comum para todos, e sim ambíguo.


O Bate Papo, aqui no Espaço Terapêutico Márcia Papaléo, tem uma técnica diversificada e específica para esse público, pois compreende a dinâmica de forma grupal em que o objetivo principal é oferecer uma escuta ampliada e acolhedora aos seus membros. A terapia grupal oportuniza a descoberta e a redescoberta em si, através da experiência com o outro e buscando naquele um espelho para encorajar-se a novos aprendizados. Considera-se que os idosos se sentem confiantes com a potencialidade dos efeitos terapêuticos trazidos durante este processo grupal, a que eles atribuem como fortalecedor para eles neste período.

A terapia tem por finalidade promover a autorreflexão, buscando o crescimento pessoal e as relações pessoais daquele idoso, para que este venha a construir um espaço de autoconhecimento sobre si. O grupo Bate Papo é coordenado pela Psicóloga Márcia Papaléo, que media este grupo semanal através de dinâmicas e técnicas de grupo.
Esta terapia oferece ao idoso a oportunidade de escuta e reflexão, pelo fato que muitos idosos conseguem observar através da experiência do outro um fator motivador para tal questão que lhe angústia.Assim, como idoso consegue analisar e compreender suas particularidades, e, assim vir a se reorganizar como um individuo e nova condição física e social. A terceira idade convive este período de diversas maneiras, e o bate papo vem com a finalidade de auxiliar o idoso a compreender e vivenciar esta etapa da melhor forma.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Venha participar!


Onde: Na sede do Espaço Terapêutico Márcia Papaléo - Fone: (51)3311-6547

Como: Os encontros acontecem semanalmente, com duração de 01h30, intercalados por um coffe-break. Cada grupo é composto por até 12 pessoas, com idade mínima de 50 anos. Matrículas abertas!

------------------------------------------------------------------------





















Venha curtir dia 04/04  nesta quinta-feira, às 20hs! Música ao vivo ao som de Jorginho Dominguez!